Como acelerar a venda do seu imóvel

2023-01-20

A venda de um imóvel pode variar bastante em prazo, sendo a média do mercado de 6 a 9 meses após a formalização do agenciamento. (É claro que podem ocorrer exceções) . A velocidade da venda dependerá de alguns fatores. Vamos dar uma conferida em alguns deles?

1. Localização

Quanto mais bem localizado, mais rápido o imóvel costuma ser vendido, sendo que são valorizados os que estão em áreas mais procuradas. O potencial de crescimento da região em que a propriedade está localizada também pode acelerar a sua venda, pois muitos compradores realizam a compra para investimento.

2. Estrutura do imóvel e tempo de construção

Geralmente, os imóveis com maior procura e que tem maior liquidez são os imóveis mais novos, isso porque são propriedades que permitem a modernização dos ambientes, pois tratam-se de projetos mais contemporâneos. A garagem é outra parte importante na hora da venda, afinal, mesmo com os novos aplicativos de transporte como Uber, 99, EasyTaxi, ainda hoje muitas pessoas têm carro próprio e buscam imóveis que ofereçam esse item, que valoriza também o seu preço.

3. Conservação

A conservação do imóvel também é um aspecto que o comprador considera na hora da compra. Assim, uma propriedade bem conservada e sem necessidade de reformas costuma ser vendida em menor tempo.

4. Documentação

O ideal é estar com toda a papelada em ordem, como matrícula atualizada e escritura. Além da documentação do imóvel, é preciso regularizar dívidas ou burocracias pendentes, como débitos do IPTU, inventário, etc.

5. Acabamento

Imóveis com acabamento de baixa qualidade, mesmo localizados em áreas nobres, vão perder um percentual de valorização. Assim, quem deseja vender uma propriedade precisa investir em itens como portas, pisos, revestimentos com acabamento de boa qualidade - ou estar disposto a flexibilizar o valor final do imóvel - para que o novo proprietário assuma as reformas.

6. Personalização

Um imóvel muito personalizado pode ter dificuldade para ser vendido rápido, pois chamará atenção de um público muito específico. Dessa forma, é aconselhável que o proprietário use de neutralidade na hora de decorar o imóvel. Assim, o ideal é utilizar cores neutras, paredes claras e que permitam fácil modificação, caso o novo dono queira.

7. Lazer

Em uma época de difícil mobilidade nos grandes centros, a busca por segurança e qualidade de vida impactam na venda. Os imóveis localizados perto de áreas de lazer ou em condomínios com essa infraestrutura costumam ser bastante procurados por famílias que desejam comprar uma propriedade.

Confira mais dicas e novidades pra você vender seu imóvel de maneira mais rápida aqui no blog.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem você ama!

Facebook WhatsApp

Autor

Pedro Arthur Paludo Missau
Diretor Comercial
Diretor comercial da Katedral Imóveis desde Mar/2019, já gerenciou mais de R$70 milhões em negócios imobiliários.

Últimos Artigos